Filme da Serra do Roncador
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
Campus Universitário de Nova Xavantina
Departamento de Turismo
Moisés Junior Reis
Serra do Roncador
.
PROFª. Judite Azevedo
Nova Xavantina- MT
20 de Novembro 2013
Programa de Regionalização do Turismo
O turismo tem como base a necessidade do individuo de se deslocar assim Mário Beni definiu que:
[...] turismo é um elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que preço. Nesse processo influem inúmeros fatores de realização pessoal e social de natureza motivacional, econômica, cultural, ecológica e cientifica que ditam a escolha dos destinos, a permanência, os meios de transporte e o alojamento, bem como o objetivo da viagem em si para a fruição tanto material como subjetiva dos conteúdos de sonhos, desejos, de imaginação projetiva, de enriquecimento histórico-humanístico, profissional e de expansão de negócios.
O turismo é uma atividade econômica e sendo assim requer planejamento para Baptista apud Barretto (1981, p13), o termo planejamento “se refere ao processo permanente e metódico de abordagem racional e cientifica de problemas”. Ministério do Turismo no Planejamento Nacional de Turismo (2013-2016), serão realizadas ações direcionadas para o desenvolvimento econômico e social brasileiro.
Neste sentido destaca-se o Programa de Regionalização do Turismo criado em 2006 com previsão para 2013 podendo assim ser prolongado segundo Mtur :
O Programa de regionalização tem como organizar o território brasileiro em regiões turísticas, para fins de gestão, assim como identificar as necessidades das mesmas, assim como identificar as necessidades das mesmas, orientando a atuação estratégica dos demais departamentos do Ministério do Turismo
O Programa apresenta-se como a mais notável evolução dos conceitos