relatorio-paquimetro, micrometro
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. A régua, paquímetro e o micrômetro são três importantes instrumentos de medida, porém estes dois últimos tem uma precisão muito mais significativa, suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro.
2. Objetivos
Aprender a manipular os equipamentos: paquímetro e micrômetro, para que com eles sejam obtidos os dados necessários (lembrando que a régua também foi utilizada).
Através dos dados encontrados nas medições, conseguir compará-los de modo a obter os resultados experimentais e as incertezas.
3. Materiais
3.1 Régua
Instrumento mais popular, é usado para traçar segmentos de reta e medir distâncias pequenas, porém sem a alta precisão do paquímetro ou micrômetro. É composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica.
3.2 Paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Seus principais componentes são os dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
3.3 Micrômetro
O micrômetro é um instrumento de medida de alta precisão que permite efetuar medições de até milésimos de milímetro.
3.4 Dado
É o objeto a ser medido.
4. Resultados e discussões
Na tabela abaixo, estão os dados obtidos durante a aula. Efetuamos dez medições do comprimento da aresta do dado com cada um dos três equipamentos. Além das medidas, a tabela também apresenta os valores da incerteza de tipo A (), incerteza de tipo B () e a incerteza combinada () para cada um dos equipamentos utilizados.
Régua
Paquímetro
Micrômetro
Medida 1 (mm)
15,8
14,90
14,810
Medida 2 (mm)
13,7
14,85
14,815
Medida 3 (mm)
15,3
14,85
14,820
Medida 4 (mm)
15,1
14,95
14,825
Medida 5 (mm)
14,0