Relatório paquímetro e micrômetro
A medição já era feita pelo homem há muito tempo atrás com o objetivo de situar-se em determinado espaço, construir e organizar. Portanto para que estas medições fiquem mais verídicas é necessário que haja uma certa precisão.
Na física há vários procedimentos e instrumentos para medição de dados para verificar os erros e as incertezas, o paquímetro e o micrômetro são um destes instrumentos, onde suas mediadas abordam as incertezas de décimos, centésimos e milésimos de milímetros.
Para mostrar de uma forma clara a utilidade destes dois instrumentos supracitados, foi aplicado o calculo das incertezas (onde estas se dividem em tipo A, tipo B e tipo C) em um processo de medição, cujo objetivo é demonstrar que estes instrumentos colaboram e dão mais confiabilidade ao processo.
O paquímetro é um instrumento onde são agregadas duas réguas, uma normal e uma móvel, chamada de nônio, permitindo as medições de décimos e centésimos de milímetros. Os paquímetros são diferenciados pela faixa de indicação e pelas dimensões, no entanto em geral são construídos para faixa de indicação 120 ... 2000 mm.
Já o micrômetro é um instrumento bastante utilizado na indústria mecânica, o mesmo tem uma alta precisão em suas medições, podendo mostrar até milésimos de milímetros.
2. OBJETIVOS
Aprender a utilizar de forma precisa os dois instrumentos supracitados (paquímetro e micrômetro), e a tratar dos dados de forma adequada para obtenção dos resultados experimentais e suas incertezas.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais e Instrumentos - Paquímetro - Micrômetro - Régua - Cilindro número 11 - Cilindro número 01 - Esfera maior - Esfera menor
3.2 – Procedimentos
Conforme indicado na apostila:
a) Com o paquímetro, meca o diâmetro interno, o diâmetro externo e a altura de cada tubo cilíndrico. Repita cada medida mais 4 vezes. A partir das medidas, determine o valor médio e a incerteza total (combinada) para cada dimensão medida;
b) Com o