relatório paquimetro, micrometro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
DEPARTAMENTO DE FÍSICA - DFI
Relatório
Paquímetro e Micrômetro
Professor Marcelo Macedo
Disciplina Laboratório de Física A
Turma 06
Isabella Ribeiro
Juliane Rodrigues
Willian Andrade
Data do Experimento: 07/11/13
Campos de São Cristóvão
2013/2
Introdução
O paquímetro e o micrômetro são dois instrumentos utilizados para a obtenção de medidas lineares. O paquímetro foi inventado pelo português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor, possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas, ele pode nos fornecer medidas com até centésimos de milímetro com precisão. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores. Existem vários tipos de paquímetros, o mais comumente utilizado é o paquímetro universal demonstrado na figura abaixo.
LEITURA DA MEDIDA:
1. Posicione o bico móvel de forma tal que a peça a ser medida se adapte com folga entre os bicos fixo e móvel (medida externa) ou entre as orelhas (medida interna) ou entre a haste de profundidade e a escala fixa (medida de profundidade)
2. Mova as partes móveis com o polegar atuando no impulsor até que a parte móvel (bico, orelha ou haste) encoste suavemente na peça.
3. Leia na escala fixa o número de milímetros inteiros (à esquerda do zero do nônio).
4. Leia a parte fracionária da medida observando qual traço do nônio coincide com algum traço da escala fixa e calcule o valor da fração multiplicando o número desse traço pela resolução.
A resolução do paquímetro é =
No caso da figura acima, o nônio está dividido em 10 partes iguais para 9 mm. Cada divisão do nônio possui 9/10 mm, portanto o