RELATÓRIO LEI DE BOYLE-MARIOTTE
ENGENHARIA DA MOBILIDADE
RELATÓRIO:
LEI DE BOYLE-MARIOTTE
Itabira
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – CAMPUS ITABIRA
ENGENHARIA DA MOBILIDADE
RELATÓRIO:
LEI DE BOYLE-MARIOTTE
2533650230505Relatórioapresentado à disciplina de Fluidos do quarto período do curso de graduação em Engenharia da Mobilidade da Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira para a obtenção de créditos.
Prof.:Felipe Cunha Siman
020000Relatórioapresentado à disciplina de Fluidos do quarto período do curso de graduação em Engenharia da Mobilidade da Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira para a obtenção de créditos.
Prof.:Felipe Cunha Siman
Itabira
2014
Introdução
Lei de Boyle
De modo independente, o físico e naturalista inglês Robert Boyle (1627-1691) e o físico francês EdmeMariotte (1620-1684) realizaram experimentos de variação da pressão e do volume dos gases com a temperatura constante. E determinaram que “O volume de certa quantidade fixa de um gás mantido à temperatura constante é inversamente proporcional à pressão”. Quando duas medidas são inversamente proporcionais, uma torna-se menor à medida que a outra se torna maior.As leis de Boyle são baseadas em experimentos com ar, que ele considerou ser um fluído de partículas em repouso entre pequenas molas invisíveis.A equação matemática da lei de Boyle-Mariote é:
PV = K onde:P representa a pressão do sistema,
V representa o volume do gás e k é a constante que representa a pressão e volume do sistema (depende da temperatura e da quantidade de gás na amostra).
A equação de Boyle Mariotte é rigorosa para os gases ideais.
Gás ideal
Um gás ideal ou perfeito é um modelo idealizado, para o comportamento de um gás. É um gás teórico composto de um conjunto de partículas pontuais movendo-se aleatoriamente e não interagindo, e seus conceitos são utilizados para fins experimentais devido ao seu comportamento ser mais previsível e conhecido, considera-se