Cultura
09
BRASIL: IDENTIDADE E DIVERSIDADE
CULTURAL
SUMÁRIO
9.1 Construção identitária
9.2 A dor do cativeiro
9.3 Identidade e alteridade
9.4 Direito à diferença
9.5 Diferença e consciência
Bibliografia
2
3
3
4
6
7
|aula
Prof.ª M.e Ieda Maria S.P. Barbosa
Objetivo da aula
▪▪ Relacionar a diversidade da cultura brasileira aos processos históricos de construção da identidade.
9.1 Construção identitária
A identidade de uma pessoa é construída por meio das interações que o indivíduo estabelece com a sociedade e da interação que a sociedade estabelece com o indivíduo. Há que se destacar que as desigualdades historicamente construídas interferem na construção da identidade, ou seja, grupos que foram submetidos à dominação de outro são levados a construir uma identidade de submissão. No entanto, esse processo não é permanente, pois a cultura é dinâmica e novas identidades são construídas a partir da tomada de consciência de novos valores.
Segundo o sociólogo jamaicano Stuart Hall (1932-____), para entender o que é identidade é necessário considerar que a construção identitária é um processo complexo e permanente. A identidade sofre constantes mudanças que se expressam na relação entre o sujeito e a sociedade. Nesse processo de constante reconstrução, o sujeito estabelece sua identidade com o grupo e aprende a reconhecer as diferenças entre seu “grupo de pertencimento” e os demais grupos com que se relaciona. É no processo de construção identitária que aprendemos a conviver com o outro, com o diferente.
2
CULTURA BRASILEIRA
9.2 A dor do cativeiro
A história do Brasil foi marcada pela desigualdade. Desde a colonização, a classe dominante estabeleceu aquilo que era desejável e superior, além daquilo que era tolerado e inferior. Carregamos o fardo do tratamento desumano da escravidão. Nossos ancestrais submeteram ou foram submetidos a situações de maus tratos e confinamento. Na relação