Fisica
Lei de Boyle e Mariotte
Relatório V Laboratório de Física Professor: José Roberto
Wiaslan Figueiredo Martins 06/05/2010
Resumo A lei de Boyle-Mariotte é uma lei experimental e menciona a influência da pressão sobre o volume de um gás. À temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa é inversamente proporcional à sua pressão. Após a realização do experimento verificou-se que ao exercer lentamente uma força sobre uma seringa contendo uma massa de ar presa, há um aumento de pressão junto com uma diminuição de volume do ar, considerando a temperatura ambiente constante.
1. Introdução Este trabalho está embasado no estudo e verificação da lei de Boyle- Mariotte. A lei de Boyle-Mariotte diz que: “Sob temperatura constante (condições isotermas), o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo, portanto, inversamente proporcionais. Qualquer aumento de pressão produz uma diminuição de volume e qualquer aumento de volume produz uma diminuição de pressão." [1]. Num gás ideal, a pressão é inversamente proporcional ao volume, ou seja, se o volume do gás duplicar, a pressão diminui para metade. Considera-se um gás ideal como sendo uma aproximação da realidade, dado que um gás ideal é constituído por partículas sem volume, não existindo forças de interação entre elas [1]. O objetivo deste trabalho é verificar a validade da lei de Boyle-Mariotte, construir um gráfico da pressão em função do volume, e um gráfico da pressão em função do inverso do volume, assim como calcular e interpretar fisicamente o valor da inclinação de curva deste gráfico.
2. Material e métodos 2.1 Material Para a realização do experimento foram necessários os seguintes equipamentos e materiais: Tripé universal; Câmara de vidro com escala volumétrica; Manômetro com fundo de