Ciclo da agua
É a contínua circulação da água sobre o nosso planeta.
A evaporação: é a passagem da fase líquida para a gasosa, que ocorre lentamente na superfície dos líquidos. Ela é mais forte nos períodos mais quentes do dia. Porvolta de 84% da água evaporada tem origem nos oceanos; os 16% restantes vem dos continente. Nos oceanos, a evaporação máxima ocorre nas zonas de alta pressão localizadas em torno de 30 graus de latitude norte ou sul. Em terra firme, a evaporação é maior na zona equatorial – faixa azul-, onde a radiação solar é mais intensa. Calor (energia) é necessário para que a evaporação ocorra. A energia é usada para quebrar os laços que seguram as moléculas de água juntas, e esta é a razão de porquê a água se evapora facilmente no ponto de ebulição (100°C, 212°F), mas se evapora muito mais lentamente no ponto de congelamento.
Transpiração: A transferência da água da superficie terrestre para a atmosfera também ocorre por meio da transpiração das plantas e dos animais.
Sublimação: É a passagem direta da água da fase sólida para a de vapor. A sublimação é um fenomeno exclusivo das geleiras existentes no alto das montanhas, como no himalaia ou na cordilheira dos Andes, e dos polos norte e sul.
Condensação: Depois que evapora água em forma de vapor, é transportada pelas massas de ar para as regiões mais altas da atmosfera.
Precipitação: Quando a nuvem fica carregada de pequenas gotas, estas se reunem formando gotas maiores que se tornam pesadas e caem sobre a superficie terrestre.
Escoamento: A água que precipita sobre o planeta tem diferentes destinos. Uma parte cai diretamente em reservatorios de água, como rios, lagos e oceanos.
Conclusão:
O cilho hidrológico é essencial para a renovação da água sobre a Terra. Para que ele não seja alterado, temos que conservar as florestas e mananciais. Devemos estar atentos a poluição dos oceanos, ambiente enorme diversidade de vida e de rescursos também é a maior fonte de evaporação de água