Transforma o Isotermica
Tamara Organ
Millena Bastos
Geferson
Calebe
Matheus
Laboratório de Física II, Elias Elias Antunes dos Santos
21 de Maio de 2015
Resumo: Este relatório experimental buscou reconhecer o comportamento do volume de um gás em função da pressão, mantendo a temperatura constante, para verificação da validade da Lei de Boyle-Mariotte na transformação isotérmica de uma massa gasosa. Também produzimos gráficos da relação da pressão de um gás versus o volume ocupado por ele e a pressão do gás versus o inverso do volume por ele ocupado..
.
Introdução
Robert Boyle foi um físico e químico inglês elaborou lei de transformação isotérmica. E considerando que a massa do gás também se mantém constante, temos que a pressão e o volume do gás são as grandezas que variaram durante a transformação. Mariotti estabeleceu a chamada Lei de Mariotte ou lei da compressibilidade dos gases que relaciona volume com pressão para gases. Como o físico-matemático Robert Boyle trabalhou na mesmo época no mesmo assunto e chegou ao mesmo resultado, em geral a lei é chamada lei de Boyle-Mariotte. Por causa de sua precisão, profundidade e diversidade de seus relatos são consideradas o pai da ciência experimental francesa e também o primeiro especialista de renome em hidráulica do século XVII que não pertenceu à escola italiana.
Procedimento / Resultados
-Reconhecer o comportamento do volume de um gás em função da pressão, mantendo-se constante a temperatura;
-Construir um gráfico que relaciona a pressão de um gás versus o volume ocupado por ele;
-Construir o gráfico que relaciona a pressão de um gás versus o inverso do volume por ele ocupado;
-Reconhecer a validade da lei de Boyle e Mariotte para a transformação isotérmica de uma massa gasosa;
Após a montagem do equipamento, abrimos a válvula, ajustamos a seringa permitindo que o ar ocupasse todo o seu volume deixando o manípulo totalmente