Termôdinamica
POR DENTRO DO CICLO OTTO
Trabalho do Ciclo de Otto
submetido à Universidade Paulista - UNIP de
Sorocaba para o conhecimento do Grau de
Engenharia em Termodinâmica.
Sorocaba
Maio de 2013
Resumo - O objetivo deste trabalho é analisar um ciclo Otto utilizando conceitos da termodinâmica do tempo finito. No modelo do ciclo são analisados parâmetros de desempenho de um ciclo motor como potência líquida, razão de compressão e eficiência térmica. Além disso, os efeitos da irreversibilidade interna, perda de calor transferido e perda por atrito no desempenho do ciclo são analisadas.
Ciclo Carnot
Foi desenvolvido por pelo engenheiro Sadi Carnot (1796-1832), o seu uso é apenas teórico. O ciclo Carnot é um ciclo ideal, partindo de transformações de gases perfeitos. Seu funcionamento é composto por duas transformações adiabáticas e duas isotérmicas alternadamente e isso permite menor perda de energia (calor) para o meio externo (fonte fria). O rendimento desse ciclo é aproximadamente 72% o qual alias, nunca atingido por um motor térmico. Este ciclo teórico compõe as seguintes fases:
Compressão isotérmica
Compressão adiabática
Expansão isotérmica
Expansão adiabática
[pic]
Descrição teórica:
Compressão isotérmica Uma massa gasosa é introduzida no cilindro e depois comprimida pelo pistão “temperatura constante” sendo o cilindro esfriado durante esta fase.
Compressão adiabática Sendo interrompido o resfriamento do cilindro, continua-se a compressão rapidamente de