Dissertaçao sobre a industrializaçao e o impacto ambiental
O meu trabalho tal como todos os outros tem como tema principal o conhecimento e a racionalidade científica tecnológica. Escolhi como subtema (problema em discussão) do meu trabalho a industrialização e o impacto ambiental. O meu subtema está também relacionado com a ética ambiental que é um dos ramos da ética prática. Esta aplica as teorias éticas aos problemas práticos.
Existem duas teses sobre a responsabilidade ecológica que, na minha opinião, mais contraste apresentam:
Hans defende que os seres humanos devem proteger e preservar o meio ambiente para as gerações futuras. Porem, os “verdes raciais”, por sua vez, defendem que a Natureza tem direitos invioláveis e de valor intrínseco. Frente a estas condições os seres humanos não têm direito de explorar a natureza.
Alguns pros e contras á industrialização e impacto ambiental irão também ser apresentados no trabalho, tais como:
I. Prós da industrialização:
-Melhor qualidade de vida das pessoas
-Aumento do emprego
-Dinamização económica das regiões
II. Contras da industrialização:
-Destruição das florestas
-Emissão de gases poluentes
-Destruição de habitats naturais
Durante o trabalho irei falar da ética antropocêntrica , especificar e dizer em que consiste esta ética. “Dentro” da ética antropocêntrica , teremos então, as gerações futuras e as objecções de Jeremy Bentham .
Jeremy Bentham Jeremy Bentham (15 de Fevereiro de 1748 – 6 de Junho de 1832) foi um filósofo e jurista inglês. Juntamente com John Stuart Mill e James Mill, difundiu o utilitarismo, teoria ética que responde todas as questões acerca do que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da utilidade e da felicidade.
Conhecido também pela idealização do Pan-optismo, que corresponde à observação total, a tomada integral por parte do poder disciplinador da vida de um indivíduo.
Era também ser abordada a ética da vida Senciente, onde vou falar do filósofo Peter Singer. E por fim irei