Relatório Filtração Simples e à Vácuo
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
TÓPICOS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
Áquila leite érica Lopes
FERNANDA LIMA
JAKY LINDEMBERG
João Victor
Marcos barranco
FILTRAÇÃO SIMPLES E A PRESSÃO REDUZIDA (À VÁCUO)
São Paulo
2014
Objetivo
Realizar a filtração de compostos, do modo simples e à vácuo.
Introdução
A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.
Em uma filtração simples, usa-se um papel de filtro dobrado em quatro partes, formando o cone. O papel de filtro é colocado em um funil de filtração do tipo comum, então, com a ajuda de um bastão de vidro, a mistura heterogênea é despejada no funil. No papel de filtro ficam retidas apenas as partículas que não estavam dissolvidas na parte líquida.
Quando uma filtração é muito demorada, pode-se realizar a filtração a vácuo, também chamada de filtração por pressão reduzida, que acelera o processo.
A filtração sobre pressão reduzida (à vácuo) é realizada usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que tem o fundo perfurado.
Coloca-se o papel de filtro sem dobrar no funil de Buchner, que é posto sobre um kitassato. O kitassato, por sua vez, é acoplado por uma mangueira a uma trompa de água, que arrasta parte do ar da parte inferior do kitassato, criando uma região de baixa pressão dentro dele. Assim, quando passamos a mistura pelo funil de Buchner, ela é submetida a uma sucção, em razão da diferença de pressão, com isso, a filtração ocorre rapidamente
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais
Argola com mufa
Alonga de borracha
Bagueta
Béquer 100ml
Funil simples
Funil de Buchner
Garra com mufa
Mangueira de borracha
Papel de filtro qualitativo
Pêra
Pipeta graduada 10ml