relatorio de separação de misturas
Na técnica de separação de misturas a filtração é uma operação na qual uma mistura heterogenea de um fluido e de partículas sólidas se separa em seus componentes,justo por se empregar um meio filtrante que permite a passagem do fluido,ou seja,o líquido,mas fica as partículas sólidas no papel filtro.Os métodos de separação de misturas são processos que permitem a separação das substâncias. Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas.Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos umconjunto de processos físicos denominados análise imediata..Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura.
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes.
Objetivo
Esse relatório tem como objetivo relatar a dissolução do sólido KI e do sólido Pb(NO3)2 na água destilada e também falar sobre a Filtração, que se dividem em dois tipos: Filtração Simples e Filtração a Vácuo, com a mistura de KI(L) + Pb(NO3)2(L).
E analisar que em Filtração simples,o processo onde o líquido é lentamente filtrado atravéz do papel filtro pregueado,e em filtração a vácuo o processo é acelerado com a ajuda bomba de vácuo,pois assim que esta é ligada o líquido é sugado para o kitassato e só resta o sólido.
Procedimento experimental
Materiais:-funil de vidro -béquer de 250ml(2) -papel filtro(2) -haste universal e argola -bastões de vidro(2) -funil de buchner -kitassato e bomba de vácuo
Reagentes:-KI(Iodeto de potássio) -Pb(NO3)2(Nitrato de chumbo)
Num béquer 250ml,colocamos 0,3g de KI(iodeto de potássio),e logo depois adicionamos 80ml de água destilada,com um