Técnicas de Filtração
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI
Departamento de Engenharia Sanitária
TÉCNICAS DE FILTRAÇÃO
Procedimento VI
Relatório de
Química Experimental
Data de realização do experimento: 12/09/2013
Acadêmico: Adangelo E. Krambeck
Assinatura:
Data de elaboração do relatório: 17/09/2013
Ibirama, 17 de setembro de 2013
1. Objetivo
Aprender técnicas de filtração e suas aplicações.
2. Introdução
Filtração é um método utilizado para a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. Um exemplo prático de um processo de filtração é o ato de filtrar o café utilizando um papel filtro. Outro processo de filtração comum é o aspirador de pó, que separa as partículas sólidas, a poeira, do ar. No processo de filtração o papel filtro funciona como uma peneira microscópica, somente o líquido para pelos seus orifícios, acumulando a fase sólida no filtro. A substância que passa pela peneira recebe o nome de filtrado. (INFOESCOLA)
Existem diversos métodos de filtração, um deles é a filtração por ação da gravidade ou filtração simples. Neste processo utiliza-se um funil e nele, um cone de papel filtro. Para conseguir melhor aderência do papel filtro ao funil, se faz necessário dobrar o papel com cuidado. A melhor forma de dobrar o papel é dobrar ao meio e novamente ao meio, posteriormente abri-lo em forma de cone. O papel em forma de cone deve ser ajustado ao funil a fim de que se encaixe perfeitamente. Depois, usando um bastão, deve-se transferir pequenas quantidades da mistura a fim de filtrá-la. Este procedimento deverá ser repetido até a filtração completa da mistura. O manuseio correto dos materiais é conforme a imagem a seguir: (APRENDEFISICOQUIMICA)
Filtração simples.
Outro processo de filtração existente é a filtração a pressão reduzida ou filtração a vácuo. Neste processo utiliza-se o funil de Buchner, ajustado a um