planeamento fiscal
Depreciação e Amortização de Ativos
Disciplina: Projeto em Simulação Empresarial I
Empresa E-247 Com. Artigos de Vestuário II, Lda.
Depreciação e Amortização de Ativos
1. Podem ser objeto de depreciação ou amortização os elementos dos ativos sujeitos a deperecimento considerando – se como tais, os ativos fixos tangíveis, os ativos intangíveis e as propriedades de investimento, contabilizadas ao custo histórico que, com caracter sistemático sofreram perdas de valores resultantes da sua utilização ou do decurso do tempo.
A máquina industrial deve ser objeto de depreciação que consiste na imputação sistemática aos resultados durante a sua vida útil.
A depreciação pode incidir sobre a máquina industrial por inteiro ou sobre as suas componentes principais.
O início da depreciação começa logo que a máquina industrial esteja na localização e nas condições necessárias para que seja capaz de operar na forma pretendida e cessa no momento em que foi classificada como detida para vender ou foi desconhecida.
Os métodos de depreciação devem refletir a cadência com que os benefícios económicos futuros fluirão para a entidade.
A norma apresenta dois tipos de métodos de depreciação baseado no tempo e nas unidades de produção, Quanto aos primeiros há a considerar o método da linha reta (quotas contantes) e o método das quotas decrescente, e quanto aos segundos, o método das unidades de produção.
O método da linha reta o ativo fixo tangível é depreciado por um valor constante ao longo da sua vida útil, ou seja depreciação resulta da divisão do valor do ativo fixo pelo mínimo de anos de vida útil esperado.
No método das quotas decrescente o gasto de depreciação decresce durante a vida útil do bem. Para o efeito as taxas de depreciação das tabelas anexas ao DR. 25/2009 São atualizadas por coeficientes fixadas em função da vida útil.
O método das unidades de produção, o gasto de depreciação é