técnicas de filtração
R: A filtração comum é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou um gás. Filtração comum pode ser exemplificada com os seguintes processos: Filtração comum, filtração analítica, filtração com funil de Buchner, filtração a quente e filtração com cadinhos com placas porosas de vidro ou porcelana.
2- Se quisermos separar areia de um precipitado bastante solúvel, que técnicas ou sequências de operações devemos usar?
R: No caso de um precipitado bastante solúvel misturado com areia, pode-se preceder usando a filtração a quente. Na primeira etapa realiza-se uma filtração a quente do precipitado contendo água, areia e sal, usando filtro de papel dobrado por várias vezes, suporte universal, funil de vidro e copo de Becker. Monta-se o suporte universal e mede-se a altura para fixação da garra (que deve apoiar o funil a uma altura um pouco acima limite do copo de Becker que será utilizado) de vidro funil deve ser colocado em um recipiente com água quente para aquecer rapidamente, recolhe-se uma pequena quantidade de água destilada quente para posteriormente molhar o filtro e aquecê-lo diminuindo assim a viscosidade do precipitado, para que deste modo o calor contribua na filtração; separando-os assim da areia. Após a esta filtração coloca-se mais um pouco de água quente no precipitado contendo areia e termina-se esta parte da filtração. Terminado o passo anterior, o filtrado, no caso a solução salina, passará por processo de evaporação ou destilação simples, isto é, a água líquida passará para o estado gasoso e o sal permanece no fundo do balão de destilação ou outro recipiente.
3- Como devemos planejar uma filtragem (selecionando o papel filtro) numa analise quantitativa onde os materiais presentes são reconhecidos qualitativamente?
R: Para filtragens de análise quantitativa, onde os materiais presentes serão