Dissolução e Técnica de Filtração
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 04/13
Título: Dissolução e Técnica de Filtração
Turma: 1ºA3
Curso: Farmácia
Disciplina: Fundamentos de Farmácia
Local: São Paulo Data: 09/10/2013.
Título: Dissolução e técnica de filtração
Objetivo: Realizar processo de dissolução, aprender técnica de filtração e suas aplicações.
Introdução Teórica: Filtração é a separação de um sódio suspenso em um líquido ou fluído, que é submetido a um meio poroso, capaz de reter as partículas sólidas da mistura em uma filtração quantitativa. É usado um filtro de papel ou se for o meio poroso, pode-se utilizar uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras desde que não contaminem o material.
Materiais utilizados: - Suporte universal - Anel de argola para funil - Béquer - Funil de vidro - Espátulas - Bastão de vidro - Pisseta azul - Papel filtro - Água destilada - Areia - Balança semi-analítica
Procedimento: Prendemos no suporte universal o anel ou argola para apóia o funil de vidro, colocamos o funil com o papel filtro devidamente dobrado. Colocamos uma gota de água destilada no papel filtro para fixá-lo dentro do funil de vidro.
Verificamos o nível da balança semi-analítica antes de usá-la e utilizando um Béquer tiramos a tara do mesmo para pesarmos 23grs de areia e retiramos da balança, adicionamos 50ml de água destilada, utilizando o bastão de vidro, misturamos bem e posicionando o bastão de vidro na boca do béquer, derramamos o conteúdo no filtro, mas o fundo do béquer ficou com resíduos e utilizando a pisseta adicionamos mais uma quantidade de água destilada a fim de que todo aquele resíduo seja derramado no filtro, dentro do funil.
O resultado foi a separação da parte sólida que ficou no funil e o líquido de cor turva que ficou no béquer.
Béquer: usado para transferência de líquidos, aquecimento de líquidos