SEMINARIO
frutas cítricas
• Introdução :
Observem que certas substâncias apresentavm comportamentos peculiares quando dissolvidos na água. Entre tais propriedades destacavam-se:
• o sabor azedo facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã (a palavra ácido é proveniente do latim acidus - azedo, picante); • formar soluções aquosas condutoras de eletricidade; • provocar efervescência, quando em contato com o calcário; • produzir mudança de cor nos indicadores ácido-base.
Essas substâncias foram denominadas ácidos.
Os ácidos estão presentes em nosso dia-a-dia, como por exemplo: a laranja, o limão e as demais frutas cítricas contém ácido cítrico, a bateria de um automóvel contém ácido sulfúrico, o vinagre contém ácido acético, o ácido clorídrico é constituinte do suco gástrico no estômago, o ácido nítrico é utilizado para produzir explosivos como o TNT.
De um modo geral os ácidos são tóxicos e corrosivos, portanto deve-se evitar contato com a pele, ingeri-los ou respirá-los. • CLASSIFICAÇÃO:
Ácido é todo composto molecular que, em solução aquosa, se ioniza, produzindo exclusivamente como cátion o H3O+ (hidroxônio).
• UTILIZAÇÃO: Ø Ácido clorídrico (HCl)
· É encontrado no suco gástrico, produzido pelas células parietais, responsável pela acidez estomacal;
· É um reagente muito usado na indústria e no laboratório;
· É usado na limpeza de pisos após a caiação das paredes (cal hidratada Ca(OH)2) , para remover os respingos de cal;
Ø Ácido fluorídrico (HF)
· Tem a particularidade de corroer o vidro, devendo ser guardado em frascos de plástico, por esta razão é usado para fazer gravações sobre o vidro.
Ø Ácido cianídrico (HCN)
· O HCN é o gás de ação venenosa mais rápida que se conhece: uma concentração de 0,3 mg por litro de ar é imediatamente mortal; · É o gás usado nos estados americanos do Norte que adotam a pena de morte por câmara de gás; · A primeira vítima do HCN