Filtra o a v cuo e Filtra o Simples
Monádia Kaline Amaral Teles Lima
Relatório apresentada á disciplina de orientação de estágio como parte dos requisitos obrigatórios para aprovação.
Orientador: Prof. André Lang
Indice
Resumo
O processo de filtração simples ocorre separação de misturas heterogêneas sólido-líquidas, esse processo se difere, pois na simples a filtração ela ocorre de uma forma mais lenta do que na filtração a vácuo. O filtrado possui uma coloração pálida levemente amarelada.
Na filtração a vácuo ocorre a separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa, a filtração a vácuo ocorre de uma forma mais rápida do que na filtração simples, e nesse processo de filtragem a coloração também se encontra pálida levemente amarelada.
Introdução Teórica
Filtração ou filtragem é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Os dois métodos de filtração que aprendemos são a filtração simples e a vácuo.
Filtração Simples – Processo que se destina à separação de misturas heterogêneas sólido-líquidas, consiste no método mais simples de se executar o processo de filtragem, para isso utilizamos somente o funil, o papel filtro e o recipiente, onde o papel filtro pode ser pregueado ou dobrado. É um processo lento, porém o que define sua eficiência é a porosidade do papel filtro.
Filtração a Vácuo – Processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa, consiste em conectar uma bomba de vácuo na entrada do kitassato, diminuindo a pressão dentro do recipiente, fazendo com que o fluido adicionado no funil seja filtrado rapidamente. Este processo, dependendo da porosidade do papel filtro utilizado, pode ser considerado