RELATÓRIO ESCRITORES DA LIBERDADE
CAMPUS RIO BRANCO
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCENTE: JOSINA Mª. PONTES RIBEIRO
DOCENTES: ANGELO JUDACIO
RELATÓRIO ESCRITORES DA LIBERDADE
OUTUBRO-2014
RIO BRANCO-AC
1186180-45148500
CAMPUS RIO BRANCO
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FILME: ESCRITORES DA LIBERDADE
TÍTULO: ORIGINAL: FREEDOM WRITERSELENCO: HILARY SWANK, PATRICK DEMPSEY, SCOTT GLENN, IMELDA STAUNTON, APRIL L. HERNANDEZDIREÇÃO: RICHARD LAGRAVENESEGÊNERO: DRAMA
DURAÇÃO: 123 MIN.LANÇADO EM: 2007
OUTUBRO-2014
RIO BRANCO-AC
RELATÓRIO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE
Escritores da Liberdade é um filme baseado numa história real, retrata a difícil trajetória de uma professora chamada Erin Gruwell.
“Em 1994, na sala 203 de uma escola em Long Beach, Califórnia, uma professora chamada Erin Gruwell, enfrentou sua primeira classe de alunos, rotulada pela administração do colégio como adolescentes “em riscos” ou problemáticos”. Alunos que não tinham a valorização da escola e nem mesmo da sociedade. A classe era uma mistura de afro-americanos, de latinos, de cambojanos, de vietnamitas e entre outros, muitos dos quais cresceram em vizinhanças.
Culturais: Neste tópico podemos perceber na classe do primeiro ano colegial, brancos, negros, hispânicos e asiáticos são obrigados a conviver no mesmo espaço, destacando-se exemplo de cultura e raças diferentes tendo que conviver em harmonia.
Adolescentes rebeldes e frustrados, que tiveram na sua infância grandes medos e conflitos entre raças nos bairros pobres de Los Angeles. Agrediam-se a toda hora em sala de aula, falta de confiança entre eles surgiam demasiadamente, causando grandes transtornos no aprendizado dos mesmos.
Sociais: Ao examinarmos as relações sociais do contexto escolar mostrado no filme, poderemos constatar a existência de violências que também eram produzidas por funcionários da escola, visto que reforçavam estereótipos e discursos que vitimavam os alunos por meio da violência simbólica e física.