Relatório - Equilíbrio químico
Instituto de Química - IQ
Laboratório de Química Fundamental
IQD114090
Experimento 5 – Equilíbrio Químico
17 de maio, 2013
Resumo
Nesse experimento o conceito de equilíbrio químico é apresentado para que se possa observar este fenômeno em diversas reações químicas. Também será visto que só é possível observá-lo em certos tipos de reações e que não ocorre em qualquer sistema.
Introdução
Na prática há dois tipos de reações químicas: as reversíveis e as irreversíveis. O equilíbrio químico é um processo que só ocorre em reações reversíveis, quando estas acontecem em sistemas isolados.
Quando as velocidades das reações direta e inversa são iguais e as concentrações das substâncias contidas no sistema são constantes, tem-se um equilíbrio químico.
Cada reação reversível em um sistema isolado tem sua constante de equilíbrio que é a mesma em qualquer temperatura e é calculada com a fórmula feita por Guldeberg e Waage em 1867 para descrever o estado de equilíbrio:
[ ] representam as concentrações (mol/L) das substâncias
A e B são os reagentes da reação e C e D são os produtos a, b, c, d representam os coeficientes estequiométricos
O valor da constante de equilíbrio pode determinar o favorecimento de um dos lados da reação. Se for um valor maior que 1, os produtos são as substâncias favorecidas. Quando a constante é menor que 1 os reagente são favorecidos, fazendo com que, quando o equilíbrio é atingido, a quantidade de reagentes seja maior que a de produtos formados.
A posição do equilíbrio pode ser deslocada pela aplicação de forças externas, como mudanças de pressão, de temperatura, de volume ou na concentração de um reagente ou produto.
De acordo com o Princípio de Le Chatelier a posição do equilíbrio sempre deslocará na direção que contrabalanceie ou minimize a ação de uma força externa aplicada ao sistema. Por exemplo, se a temperatura de um sistema aumentar, provoca-se uma reação