Relatório equilíbrio químico
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Manaus – AM
2013
EQUILÍBRIO QUÍMICO
Relatório apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina Química Analítica, no curso de Tecnologia em Alimentos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Manaus – AM
2013
OBJETIVOS Esta aula prática teve como objetivos: caracterizar o estado de equilíbrio de sistemas químicos, reconhecer os fatores que influenciam no equilíbrio químico e determinar a expressão da constante de equilíbrio.
INTRODUÇÃO
Equilíbrio químico é o estágio na reação química quando já não há tendência para mudar a composição da mistura em reação. Todos os equilíbrios químicos são equilíbrios dinâmicos, com a reação direta e inversa ocorrendo com a mesma velocidade. Um equilíbrio dinâmico é, na realidade, um equilíbrio e muito suscetível (ATKINS, 2002).
Feltre (2004) define equilíbrio químico como o estado no qual as velocidades das reações direta e inversa se igualam. O autor mostra também que equilíbrios homogêneos são os que ocorrem em reações nas quais todos os reagentes e produtos formam um sistema homogêneo, como em sistemas gasosos por exemplo. E equilíbrios heterogêneos são os que ocorrem em reações nas quais os reagentes e produtos formam um sistema heterogêneo, envolvem em geral substâncias sólidas e gasosas. A distinção entre os equilíbrios homogêneos e heterogêneos se faz necessária porque as leis têm aplicações um pouco diferentes conforme o caso.
As reações químicas, assim como as mudanças de fases são reversíveis. Consequentemente haverá condições de concentração e temperatura sob as quais reagentes e produtos coexistem em equilíbrio. Quando o sistema atinge o equilíbrio esse fenômeno é conhecido como estado de equilíbrio (MAHAN, 1995).
O aumento da concentração de uma substância presente no equilíbrio faz com que o equilíbrio se desloque no