A camada de transporte
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 3º
Disciplina: Introdução à Redes II
Atividade: 05 – A CAMADA DE TRANSPORTE
AULA 05 – A CAMADA DE TRANPORTE
(Responda as questões a seguir segundo o que foi aprendido no guia de estudos)
1. Quais são as características do protocolo TCP? (valor da questão: 3,0 pontos) R: O TCP é um protocolo mais lento que o UDP, pois para realizar o transporte confiável de dados ele deve incluir mecanismos para controlar o fluxo, a sequenciação, a inversão de ordem e a perda dos pacotes. Por isso, é mais lento que o UDP, que apenas utiliza um checksum que detecta se o pacote chegou com erro ou não 2. Quais são as características do protocolo UDP? (valor da questão: 3,0 pontos)
R: O UDP é um protocolo de classe 0, pois deixa toda a responsabilidade e confiabilidade do transporte a cargo da camada de rede. Nesse caso, o UDP oferece um serviço não confiável.
3. Descreve o funcionamento das aplicações cliente/servidor em nível da camada de transporte da arquitetura TCP/IP. Inclua em sua resposta o relacionamento com o conceito de portas. (valor da questão: 4,0 pontos)
R: O termo Cliente/Servidor refere-se ao método de distribuição de aplicações computacionais através de muitas plataformas. Tipicamente essas aplicações estão divididas entre um provedor de acesso e uma central de dados e numerosos clientes contendo uma interface gráfica para usuários para acessar e manipular dados. portas é um novo conceito, e esse conceito serve para distinguir ou seja diferenciar uma aplicação da outra, a camada de transporte tanto para o protocolo udp e o tcp faz a operações de portas, As portas são identificadas por números inteiros entre 0 e 65535. Os números de portas menores que 1024 são reservados para identificar aplicações de servidores, mas nada impede que uma aplicação rodando em um servidor utilize uma porta maior