Camada de transporte
A camada de transporte, tanto no modelo OSI quanto no modelo TCP/IP, é a camada responsável pela transferência eficiente, confiável e econômica dos dados entre a máquina de origem e a máquina de destino, independente do tipo, topologia ou configuração das redes físicas existentes entre elas, garantindo ainda que os dados cheguem sem erros e na seqüência correta. A função básica da camada de transporte é aceitar dados da camada de sessão, quebrá-los em unidades menores se necessário, passar estes para a camada de rede e assegurar que todas as peças chegarão corretamente ao outro extremo. Suas funções são: garantir que os segmentos que são entregues são confirmados, retransmitir os que não foram confirmados, colocar os segmentos na seqüência correta no destino e fornecer mecanismos de prevenção e controle de congestão.
A camada de transporte é uma camada fim-a-fim, isto é, uma entidade (hardware/software) desta camada só se comunica com a sua entidade semelhante do host destinatário. A camada de transporte provê mecanismos que possibilitam a troca de dados fim-a-fim, ou seja, a camada de transporte não se comunica com máquinas intermediárias na rede, como pode ocorrer com as camadas inferiores. Suas principais funções são:
▪ Transferência de dados — Através de mensagens de tamanho variável em full-duplex, oferecendo tanto o serviço com conexão (circuito virtual) quanto o serviço sem conexão (datagrama) ; ▪ Transferência de dados urgentes — Dados podem ser transferidos com prioridade maior que os demais, normalmente informações de controle, sinalização e transmissão de interrupções; ▪ Estabelecimento e liberação de conexão — Antes e depois das transferências de dados. Para se estabelecer a conexão, devem ser negociadas a classe de protocolo a ser utilizada, o tamanho máximo das unidades de dados de protocolo, a utilização ou não do serviço de transferência de dados