Camada de transporte
Posicionada entre as camadas de aplicação e de redes, a camada de transporte é uma peça central da arquitetura de rede em camadas.
Ela desempenha o papel fundamental de fornecer serviços de comunicação diretamente aos processos de aplicação rodando em hospedeiros diferentes.
Um protocolo de camada de transporte fornece comunicação lógica entre processos de aplicação rodando em hospedeiros diferentes.
Os processos de aplicação comunicantes estão fisicamente distantes, em máquinas distintas, mas é como se estivessem no mesmo sistema.
Como podemos observar na figura, os protocolos da camada de transporte são implementados nos sistemas finais, mas não nos roteadores da rede. Os roteadores agem apenas nos campos da camada de rede dos pacotes de camada 3; eles não agem nos campos da camada de transporte.
No lado remetente, a camada de transporte converte em 4-PDUs (unidade de dados de protocolo de camada de transporte) a mensagem que recebeu de um processo de aplicação originador.
Isso é feito fragmentando as mensagens da aplicação em pedaços menores e adicionando um cabeçalho da camada de transporte a cada pedaço para criar 4-PDUs.
A camada de transporte passa as 4-PDUs para a camada de rede, onde cada 4-PDU é encapsulada em uma 3-PDU.
No lado destinatário, a camada de transporte recebe as 4-PDUs da camada de rede, remove o cabeçalho de transporte das 4-PDUs, rearranja as mensagens e as repassa a um processo de aplicação destinatário.
Uma rede de computadores pode disponibilizar mais de um protocolo de transporte para as aplicações de rede. Na Internet temos os protocolos de transporte TCP e o UDP.
Todos os protocolos da camada de transporte fornecem a uma aplicação o serviço de multiplexação/demultiplexação, transferência confiável de dados, garantias de largura de banda e garantias contra atraso.
Relacionamento entre as camadas de transporte e de rede
Enquanto um protocolo de camada de transporte fornece