Pesquisa de biologia
Nome: William C. Miranda nº: 29 3ºE.M
Processos de Imunização
Critério:
Bariri
2013
Como ocorrem os processos de imunização natural e imunização artificial?
Imunidade natural:
Imunidade natural é o processo de resistência que se adquire contra os agentes patogénicos que depois de terem atravessado um percurso com uma série de barreiras de defesa naturais do nosso organismo (nariz, garganta, pulmões, sistema digestivo), ao longo das quais encontram inúmeras células do sistema imunitário não específico, às quais conseguiram sobreviver alcançando assim a corrente sanguínea, onde aí as células do sistema imunológico específico (linfócitos) os esperam para os destruir e, portanto, os linfócitos tiveram tempo suficiente para se prepararem para combater os agentes patogénicos.
Quanto mais o organismo pratica a sua capacidade de descriminação e combate contra os agentes patogénicos, maior será o armazenamento de estratégias e mecanismos bem sucedidos que serão gravados na memória das células do organismo. Portanto, quanto mais desenvolvido e experiente for o organismo, menos vulnerável será o sistema imunitário desse organismo.
A imunidade natural pode ainda ser ativa ou passiva.
A imunidade natural ativa é o auto desenvolvimento de imunidade como resposta à invasão do organismo por um micróbio.
A imunidade natural passiva é a administração direta de anticorpos específicos, neste caso o desenvolvimento de imunidade é induzido pela introdução de anticorpos produzidos por outro organismo (por ex: quando a mãe amamenta o seu filho).
Imunidade artificial
Este tipo de imunidade é utilizada quando o próprio organismo não consegue arranjar solução para combater os agentes patogénicos de que é alvo, e o que acontece é que o desenvolvimento da imunidade é induzida por um fator externo ao organismo. Como na imunidade natural a imunidade artificial também pode ser ativa ou passiva
.Imunidade artificial ativa é quando o