Moda
(Vestuario)
- Quando, quanto se compra e se vende. No inicio de cada uma das quatro estações do ano é quando o mercado se aquece mais, com as novidades que o publico aguarda, é um mercado que sempre dar um retorno bom pois temos varias datas comemorativas como: dia das Mães, dias dos Pais, dia das Crianças, fora dos aniversários, e no meio dessas datas comemorativas tem as liquidações que aquecem bastante o mercado.
Para ficar mais claro o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) realizou uma pesquisa muito interessante, e que o mercado da moda(vestuário) é um mercado que só tem a crescer cada vez mais, o IEMI identificou quatro perfis de consumidores de vestuário no mercado brasileiro: Multiplicador, Seguidor, Funcional e Independente. Os Multiplicadores são os primeiros a comprar as novidades. Um dos dados que surpreenderam foi que 56% dos Multiplicadores são do sexo masculino. Esses consumidores geralmente compram por impulso, buscam status através da moda, valorizam marcas, qualidade, estilo e também se dispõem a pagar mais por isso. Representam 3% da população e, embora tenham maior ocorrência nas classes A e B1 (60,4%), estão presentes em todas as faixas de poder de compra e em grupos jovens entre 15 e 24 anos. Entre eles, 81,8% (ou 43,9% do total dos entrevistados) gastam mais de R$ 200 por mês com roupas.
Os Seguidores também estão por dentro das últimas novidades, mas preferem comprar o produto no auge da venda, quando os preços não são tão altos. Dão mais importância ao estilo da peça do que à sua qualidade, já que buscam marcas que reflitam sua personalidade. Representam 39% da população e a maioria são jovens de 25 a 34 anos das classes B2 e C (58,7%), sendo 50,4% homens e 49,6% mulheres. Os Funcionais se importam mais em estar bem vestidos do que em estar na moda. Procuram o equilíbrio entre preço e qualidade e preferem fazer suas compras nas épocas de liquidação, quando os preços estão mais baixos. Embora