SISTEMA DE GESTÃO E AUDITORIA DA QUALIDADE
Paulo Giovani Chinato*
RESUMO
Este artigo trata da implementação de sistemas de gestão da qualidade e da forma como estes sistemas são avaliados, ou seja, através de auditorias. Buscando a melhoria contínua e a sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, as organizações implantam sistemas de gestão da qualidade, com objetivo de promover a qualidade de seus produtos e serviços e de garantir a satisfação de seus clientes em todas as fases de seus processos, desde o projeto até a entrega e a pós-venda. Mas apenas a implantação de um sistema de gestão da qualidade não é suficiente. É preciso que este permita à empresa a atingir seus objetivos e contribua para a execução de sua missão. Para isso ele deve ser analisado criticamente e melhorado de forma contínua. Uma das ferramentas empregadas na melhoria dos sistemas de gestão da qualidade é a auditoria da qualidade. Segundo a Norma ISO 9000:2000 a auditoria pode ser definida como “um processo sistemático, independente e documentado para se obter evidência e avaliá-la objetivamente visando determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são entendidos”.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade, Sistema de Gestão da Qualidade, Qualidade Total,
Auditoria, ISO 9000.
*Acadêmico do curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial da Unoesc Virtual
2
1 INTRODUÇÃO
Para a International Organization for Standardization - ISO, "qualidade é a totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas".
O conceito de “gestão da qualidade total” (em inglês “Total Quality
Management”, TQM) remete à uma estratégia global onde toda a organização passa a buscar o desenvolvimento de um “espírito de qualidade”. Este espírito deve ser partilhado por todos, começando pela Alta Administração, que deve ser modelo para os demais níveis organizacionais.
É necessário deixar clara