Teletrabalho: um novo paradigma na gestão de projetos
CATÓLICA DE
BRASÍLIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
L ATO SENSU EM GESTÃO DE PROJETOS
ESPECIALIZAÇÃO
TELETRABALHO: ESTUDO SOBRE UM NOVO PARADIGMA NA
GESTÃO DE PROJETOS
Autores:
Carmen Mari Sato
Luiz Claudio de Melo Sales
Miriam Machado Santos
Orientador: Fábio de Mello
BRASÍLIA
2006
1. TELETRABALHO: ESTUDO SOBRE UM NOVO PARADIGMA NA
GESTÃO DE PROJETOS
Carmen Mari Sato1
Luiz Cláudio de Melo Sales 2
Miriam Machado Santos3
1.1. RESUMO
Este artigo apresenta um estudo sobre as questões relacionadas a um novo paradi gma surgido na sociedade da informação atual: o teletrabalho. São estudadas suas vantagens e desvantagens, tanto para empresas quanto para empregados, suas principais características, modalidades e as formas de se telegerenciar. Outro fator muito importante a ser analisado na questão do teletrabalho nas empresas é em relação a sua natureza jurídica que é abordada com base na legislação Brasileira existente. As melhores práticas de gerenciamento são abordadas de forma a enfatizar não só os principais problemas, mas principalmente os fatores críticos de sucesso a serem observados para implementação do teletrabalho nas empresas, sendo a implantação de um projeto piloto um destes fatores. A parte final do artigo traz um estudo de caso da área de Auditoria do Banco do Brasil (Audit).
A conceituação adotada neste trabalho é a utilizada pela Organização Internacional do
Trabalho (OIT) que define como a forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separa ção física e que implique no uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação.
Para melhor gerenciar o projeto de implantação do teletrabalho nas organizações, seguiremos as práticas adotadas pelo PMI4 Project Management Institute, na estruturação de seus processos dentro das diversas áreas de conhecimento expostas no PMBOK5.
1
Tecnóloga em Processamento de Dados pela CESULON, Pós