Teletrabalho
Maio de 2006 Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Maio de 2006
TELETRABALHO E O PROFISSIONAL DO FUTURO
Abel Fragata
Cleber Faria Marques
Darcy do Nascimento
Professor Orientador: Robson Calvetti
Palavra Chave: TeleTrabalho
“Na sociedade pós-capitalista em que vivemos, o recurso básico da economia já não é o capital ou os recursos naturais mas sim o conhecimento”Peter Drucker (1995)
RESUMO
Apesar de muitas vezes desnecessário, o trabalho centralizado é talvez um dos mais antigos paradigmas em uso na administração atual, tem origem na Revolução Industrial, no início do século XIX e, apesar de freqüentemente caro e improdutivo, é a prática mais adotada nas empresa que prestam serviços de desenvolvimento de software.
Este trabalho consiste em um estudo exploratório sobre a aplicação alternativa do TeleTrabalho como uma forma de aumentar a produtividade da empresa e melhorar a qualidade de vida dos funcionários; suas vantagens e desvantagens e os fatores críticos que devem ser considerados quando de sua implementação.
Será apresentado também um exemplo real da implantação de um projeto piloto de TeleTrabalho na empresa pública SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados.
INTRODUÇÃO
Jack Nilles , sem dúvida é o pai do TeleTrabalho, tudo começou quando ele, investigador da Aerospace Corporation, no Sul da Califórnia, desenhava naves espaciais para o Departamento Civil e para a Nasa e foi incumbido de ir à campo para diversificar a sua atividade para o setor civil e em uma ocasião ele foi a Santa Barbara falar com um dos homens do planejamento regional e este o perguntou – “Se vocês podem colocar um homem na Lua, porque não ajudam a resolver este maldito problema do trânsito nas cidades? Porque não arranjam alguma forma do pessoal trabalhar em casa em vez de se meter nestes