Relatório Ensaio Impacto
RELATÓRIO
ENSAIO DE IMPACTO
MATERIAIS MECÂNICOS I
SÃO LEOPOLDO
2013
Introdução
Ensaio de impacto é utilizado para analisar o comportamento de um material em diferentes temperaturas. O ensaio de impacto mesmo não sendo o mais elaborado e representativo, ele é muito usado devido a sua rapidez e simplicidade. O ensaio de impacto consiste na aplicação de uma carga instantânea sobre um corpo de prova, e na energia necessária para fratura-lo.
Tabela
Temperatura
Material
Alumínio
SAE 1020
18°C
16,33J
74,33J
0°C
15,33J
25,33J
-20°C
16J
20,66J
-40°C
17,33J
14,66J
-60°C
17,66J
14J
Gráficos
Metodologia e Procedimento
Método de realização do ensaio consiste em um único golpe realizado por um martelo, através de uma força pêndulo simples, onde o martelo deverá romper o corpo de prova e logo após exibirá a energia necessária, em Joules (J), para rompe-lo. De modo mais detalhado, o pêndulo é levado a uma certa altura onde adquira uma energia inicial. Ao cair, ele romperá o corpo de prova gastando parte dessa energia inicial, que se tornará a sua energia final. As diferenças entre a energia inicial e a final resultará na energia absorvida pelo corpo de prova. Seu cálculo é dado pela fórmula de energia potencial (Ep); onde: Ep = m (massa) x g (gravidade) x h (altura).
No ensaio de impacto utilizam-se duas classes de corpos de prova com entalhe:
Primeiro deles é o Charpy, onde, como pode-se observar, há 3 tipos de entalhes diferentes sendo eles centralizados.
Segundo deles é o Izod, onde sua fratura é igual ao Charpy tipo A, porém, é fora de centro.
A diferença entre os dois ensaios é que no Charpy o golpe é desferido na face oposta ao entalhe e no Izod é desferido no mesmo lado do entalhe.
Discussão dos Resultados
Como pode-se observar, o alumínio teve algumas oscilações de energia com a redução de