RELATORIO ENSAIO DE IMPACTO
O comportamento dúctil-frágil dos materiais pode ser mais amplamente caracterizado por ensaios de impacto. A carga nesses ensaios é aplicada na forma de esforços por choque (dinâmicos), sendo o impacto obtido por meio da queda de um martelete ou pêndulo, de uma altura determinada, sobre a peça a examinar. As massas utilizadas no ensaio são intercambiáveis, possuem diferentes pesos e podem cair de alturas variáveis.
Os ensaios mais conhecidos são denominados Charpy e Izod, dependendo da configuração geométrica do entalhe e do modo de fixação do corpo-de-prova na máquina. O ensaio Charpy é mais popular nos Estados Unidos, e o Izod, na Europa.
Com a realização do ensaio Izod, temos como objetivo determinar a resistência ao impacto de cada um dos materiais ensaiados, considerando, e não considerando, a correção total de energia; e comparar os resultados encontrados.
2 – REVISÃO DA LITERATURA
2.1 – Ensaio de Impacto
O ensaio de impacto, segundo (Garcia, 1999, p.156), é um ensaio dinâmico empregado para a análise da fratura frágil de materiais. O resultado é simplesmente representado por uma medida de energia absorvida pelo corpo-de-prova, não fornecendo indicações seguras sobre o comportamento de toda uma estrutura em condições de serviço. Entretanto, permite a observação de diferenças de comportamento entre materiais que não são observadas em um ensaio de tração. Existem dois tipos padronizados de ensaios de impacto que são mais amplamente utilizados: Charpy e Izod. Em ambos os casos, o corpo-de-prova tem o formato de uma barra de seção transversal quadrada, na qual é usinado um entalhe em forma de V. A FIGURA 2.1 ilustra esquematicamente a configuração do ensaio pêndulo a martelo tipo Izod normalizado segundo a ASTM D-256/ISO 180R
FIGURA 2.1 – Corpo-de-prova Izod tipo D
Determinação de temperatura de transição dúctil-frágil de plásticos através de testes de impacto instrumentado. – CORREA, C. A. et al.,