Relatório Ensaio de Impacto
ESCOLA DE MINAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – DECAT
ENSAIOS MECÂNICOS – MEC103
Prof.ª Margarida Márcia Fernandes Lima
RELATÓRIO DE ENSAIO DE IMPACTO
Nomes: Felipe Gonçalves de Paula Irlei Alves Leonardo Alves Gonzaga
Ouro Preto, 11 de Julho de 2014.
OBJETIVO Os ensaios de impacto tem como objetivo medir a segurança, qualidade e confiabilidade dos mais diversos materiais como, por exemplo, madeira, aço, ferro e até mesmo o plástico. É empregado no estudo da fratura frágil dos metais, que é caracterizada pela propriedade de um metal atingir a ruptura sem sofrer deformação elástica.
Embora hoje em dia existam ensaios mais elaborados e bem mais representativos, pela sua simplicidade e rapidez, o ensaio de impacto (também chamado de ensaio de choque ou impropriamente de ensaio de resiliência), é um ensaio dinâmico usado ainda em todo o mundo e possui várias normas técnicas internacionais como ensaio obrigatório, principalmente para materiais utilizados em baixa temperatura, como teste de aceitação do material.
O ensaio de impacto permite estudar os efeitos das cargas dinâmicas, este ensaio é usado para medir quanto um material pré-estabelecido tende a comportar-se de maneira frágil.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA O ensaio de impacto é um dos mais utilizados para o estudo de fratura frágil dos materiais. Denominado muitas vezes por ensaio de choque ou de resiliência, este é em ensaio dinâmico utilizado principalmente para teste de aceitação de materiais usados em baixa temperatura. O comportamento do material (frágil ou dúctil) é medido pelo ensaio de impacto. Os corpos-de-prova utilizados são padronizados e possuem um entalhe que produz um estado triaxial de tensões; quando submetido a uma flexão por impacto produzida por um martelo pendular, que não se distribuem de modo uniforme por