Relatório II - Ensaio de Impacto
ENSAIO DE IMPACTO
Prof° Gilbert
Marcus Vinicius Rizzato - 21766 EAM
Itajubá-MG
05 / 10 / 2012
Índice:
Tópico
1. Justificativa
2. Objetivos
3. Introdução
4. Procedimento Prático
4.1. Materiais Utilizados
4.2. Metodologia
5. Resultados
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas
1. JUSTIFICATIVA
Este experimento tem como finalidade analisar a tenacidade do material em certas condições.
2. OBJETIVOS
Tem-se como objetivo medir a tenacidade do Alumínio 2024 e relacionar com temperatura e microestrutura. Além disso, determinação da velocidade e da energia de impacto de um corpo de prova com entalhe em V, obtendo a resistência ao impacto do mesmo, além da analise do tipo de fratura sofrida pela peça.
3. INTRODUÇÃO
O ensaio de impacto como certos materiais se comportam de acordo com sua tendência do comportamento frágil. O ensaio de impacto é um ensaio dinâmico que consiste na aplicação de uma carga instantânea sobre um corpo de prova, e na medida da energia necessária para fraturá-lo.
Os corpos de prova são padronizados e possuem um entalhe onde ocorre a fratura, são retirados da própria peça, pois assim fornecem as propriedades do material do qual a peça é feita.
No caso do ensaio de golpe, a máquina correspondente é o martelo pendular. O pêndulo é levado a uma certa posição, onde adquire uma energia inicial (Energia Potencial). Ao cair, ele encontra no seu percurso o corpo de prova, que se rompe. A sua trajetória continua até certa altura, que corresponde à posição final, onde o pêndulo apresenta uma energia final. A diferença entre as energias inicial e final corresponde à