A Importância da Água para Manutenção da Vida
Adalton Fernando Trindade Pinheiro n°1 EPG2B1
Introdução
A água é vital para a manutenção da vida, do bem estar e para o desenvolvimento social e econômico, mas as fontes do planeta são limitadas. Em todos os cenários, lidar com água demanda colaboração: é apenas por meio da cooperação que poderemos no futuro obter sucesso ao gerenciar nossas fontes finitas e frágeis de água, que estão sob crescente pressão exercida pelas atividades de uma população mundial em crescimento que já ultrapassa sete bilhões de pessoas. Por isso, em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água e designou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para coordenar as ações.
A Importância
Nosso corpo é composto de 70% por água, o que a torna vital para nossa sobrevivência. Além de sua importância para o nosso organismo, a água é essencial para a agricultura e a indústria. De um modo geral, apenas nos períodos de seca, a humanidade tem consciência da importância da água. A água assume valor diferente dependo de haver disponibilidade ou não de água.
Durante muito tempo, a água foi utilizada indiscriminadamente, e foram lançados nos rios e mares esgotos industriais e domésticos, sem tratamento. Hoje a água é encarada como um recurso renovável, porém finito, já que a poluição e o uso dos recursos hídricos têm aumentado tanto, que não permitem a reposição a uma velocidade adequada ao consumo. Alguns analistas advertem para a possibilidade de conflitos armados pela disputa de água, mas, na verdade, esses conflitos já ocorrem. Não foi por acaso que Israel ocupou e nega-se a devolver as Colinas de Golã, pois é lá que se encontra a água que abastece uma parte importante do território daquele país. Mesmo no