Relatório Eletricidade
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Professor: Absaí
Turma: A01/1
Data da realização do experimento: 03/09/13
Experimento nº 1: Resistores e Ohmímetro
Equipe:
Luiz Fernando Vieira Neves – luizlfvn@hotmail.com
Adilson Neres – adilsonatividade@hotmail.com
João Victor – joaovictor012as@hotmail.com
Vinicius Lisita – vinicius-lisita@hotmail.com
Goiânia, 9 de setembro de 2013
1-INTRODUÇÃO Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito. Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente.
Qualquer objeto físico, de qualquer material é um tipo de resistor. A maioria dos metais são materiais condutores, e opõe baixa resistência ao fluxo de corrente elétrica. O corpo humano, um pedaço de plástico, ou mesmo o vácuo têm uma resistência que pode ser mensurada. Materiais que possuem resistência muito alta são chamados isolantes ou dielétricos.
A relação entre tensão, corrente e resistência, através de um objeto é dada por uma simples equação, Lei de Ohm:
Onde:
V (ou U) é a diferença de potencial em volts;
I é a corrente que circula através de um objeto em ampères;
R é a resistência em ohms.
A resistência de um componente pode ser calculada pelas suas características físicas. A resistência é proporcional ao comprimento do resistor e à resistividade do material (uma propriedade do material), e inversamente proporcional à área da secção transversal. A