relatório eletricidade
1. Introdução 02
2. Experiência 8 – Círcuito série-paralelo 03
2.1 Teoria 03
2.2 Procedimentos experimentais 04
2.3 Matriz de pontos (Protoboard) 04
2.4 Fonte 05
2.5 Múltimetro 06
3. Atividade do experimento 06
4. Conclusão 09
5. Bibliografia 10
1. INTRODUÇÃO
O fundamento deste relatório é observar o circuito, sua composição e seu comportamento em várias situações. Utilizando equipamentos adequados que nos proporciona a medição correta, observaremos a reação para cada resistor, determinando-se as resistências equivalentes dos circuitos elétricos, foram utilizados seis resistores, que foram associados em série, paralelos obtendo assim valores das resistências equivalentes (Req) calculados e medidos, ao mesmo tempo obtendo corrente em cada ponto e tensão em cada resistor.
2. EXPERIÊNCIA 8 – CÍRCUITO SÉRIE-PARALELO
2.1 TEORIA
Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. Embora esse tipo de circuito nos pareça complexo, podemos encontrar o resistor equivalente. Para isso, basta fazermos uma análise por partes do problema.
Vejamos a figura acima, podemos ver que não se trata de um circuito elétrico simples, no sentido de que todos os resistores estejam ligados em série ou em paralelo. Podemos ver que os resistores R2 e R3 estão ligados em paralelo, já o resistor R1 e R4 são ligados em série com o conjunto dos resistores R2 e R3. Com a finalidade de acharmos o resistor equivalente do circuito acima, primeiramente temos que combinar os resistores R2 e R3 e fazer a substituição deles pelo resistor equivalente Req com resistência.
Req = R1 + Req + R4
2.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Através dos mesmos equipamentos utilizados nos experimentos anteriores, agora aplicando para um circuito série-paralelo, sendo:
Resistores
Protoboard
Fonte
Multímetro
2.3 MATRIZ DE PONTOS (PROTOBOARD)
A Matriz de