Relatorio Eletricidade
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – BCT
DISCIPLINA: Eletricidade Aplicada
DOCENTE: Prof.º Gustavo Andrade
SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
NOME DO AUTOR:
Filipe Igor Leal de Souza
Turma: IV período (noturno)
Curso: Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Balsas – MA
2015.1
INTRODUÇÃO:
O circuito elétrico é constituído de um conjunto de elementos variados que apresentam funções diferentes ordenadas de forma a obter a finalidade almejada. A classificação dos circuitos se dá de duas maneiras: os circuitos em corrente contínua que possuem fontes de tensão e correntes sem variar ao longo do tempo; os circuitos de corrente alternada concentram fontes de tensão e correntes alternadas variando no decorrer do tempo.
Para analisar matematicamente os módulos de circuitos elétricos, é necessário conhecer os dois conceitos da lei das malhas (também chamadas lei de kirchhoff) e da lei de ohm.
METODOLOGIA
Programa de simulação de circuitos Proteus;
Lei de Kirchhoff;
Lei de Ohm;
Análise nodal;
Análise de malhas;
RESULTADOS
I Dados do Proteus
Experimento I
De acordo com o Proteus, o resistor R1 possui corrente equivalente a 1 A originária de uma fonte de corrente de 2A que se dividiu no nó que possui uma tensão de 16,2V. O resistor R2 possui uma diferença de potencial (ddp) de 11,2V com sua corrente de 1,12 A. No nó dos resistores R3 e R4 o ddp é de 11,3V e suas correntes são respectivamente 0,12A e 0,88A. A corrente é de 3,88A no resistor R5 e o nó entre os resistores R4 e R5 registra uma tensão de 7.76V.
Com os métodos de avaliação do circuito pode-se observar valores aproximados ao indicado pelo software.
Experimento II
Nesse circuito, o resistor R1 possui uma corrente de 1,09A e o ddp com valor de 54,5V. O resistor R2 possui corrente de 0,91A e o R3 com 1,14A. O nó dos resistores R4 e R5 apresenta a tensão de 57,1V e suas correntes são respectivamente 2,29A e 1,43A.