Relatorio Eletricidade
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.
SÉRIE: Dois ou mais resistores formam uma associação denominada circuito série, quando a corrente que percorre todos os resistores, é a mesma e é igual àquela fornecida pela fonte. E o somatório das tensões dos resistores é igual â tensão da fonte.
PARALELO: Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente. A resistência equivalente de uma associação em paralelo sempre será menor que o resistor de menor resistência da associação.
2. OBJETIVOS Temos como principal objetivo Analizar as combinações de Resistores num circuito elétrico e relacionar Potência Elétrica e Resistor.
3. MATERIAL
*Fonte de tensão (Figura 1)
*Multímetro digital;
*Resistores associados em série e em paralelo.
Figura 1
4. METODOLOGIA Para iniciar, foi ligada à fonte a uma lâmpada. Aumentamos aos poucos, a corrente elétrica (A) e a voltagem “tensão elétrica” (V) de 5A em 5A para observar o que ocorre com a lâmpada, quais as reações físicas, tais como, brilho, intensidade, oscilação etc. Após isso, foram ligadas 3 lâmpadas em série, novamente observamos como elas agiram. Com o multímetro analisamos lâmpada por lâmpada para medir a corrente em cada uma.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Carregamos os resistores por 40 segundos. Decorridos 1 minuto, verificou-se uma 4,44V de capacitância do sistema por inteiro.
Resistor
Voltagem(V)
1º - 1Mf
3,20
2º - 100Mf
0,063
3º - 3,3Mf
1,40
Total
4,66
Resistor
Voltagem(V)
1º - 1Mf
5,0
2º - 100Mf
0,06
3º - 3,3Mf
1,40
Total
6,46
Carregando o