Relatório de Eletricidade
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ELETRICIDADE APLICADA
Emanuel Henrique Gonçalves Pereira
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil da UniFavip/Devry como instrumento de aprendizado da disciplina de Eletricidade Aplicada, ministrada pela professora Rúbia Rafaela.
Caruaru, Maio/2015
EXPERIMENTO EM LABORATÓRIO
O presente experimento consiste na utilização do código de cores de resistores para determinar a resistência de cada resistor, além da familiarização com o multímetro para medidas de resistências elétricas.
1. Material utilizado
10 Resistores com Código de Cores
Multímetro
2. Objetivo
Ler o valor nominal de cada resistor por meio do código de cores;
Determinar o valor da resistência dos resistores disponibilizados aos alunos, através da utilização do multímetro.
3. Teoria
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade o ohm [Ω], onde encontramos como múltiplos mais usuais:
Quilo-ohm (KΩ):
1KΩ = 10³ Ω
Mega-ohm(MΩ):
1MΩ = 10^6 Ω
Classificamos os resistores em dois tipos, sendo fixos e variáveis. Os resistores fixos são aqueles cujo valor da resistência não pode ser alterado, enquanto as variáveis têm a sua resistência modificada dentro de uma faixa de valores por meio de um cursor móvel. Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica, a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potencia elétrica dissipada.
Exemplo:
Tomemos um resistor de 100Ω ± 5% - 0,33W. Isso significa que possui um valor nominal de 100Ω, uma tolerância sobre esse valor de mais ou menos 5% e pode dissipar uma potência de no máximo 0,33 watts. Dentre os tipos de resistores fixos destacamos os de fio, de filme de carbono e de filme