Relatorio eletricidade
Primeiramente montamos o circuito de comando que está ilustrado na figura 1. Para isto, ligamos o interruptor em um contato normalmente fechado (NF - terminais 21-22) utilizando uma boteira com botão vermelho (na figura 1 é o botão D). Em seguida ligamos o contato normalmente fechado em série com um contato normalmente aberto (NA – terminais 12 e 14) utilizando uma boteira com botão preto (na figura 1 é o botão L). Depois desta etapa, ligamos o contato normalmente aberto em um relé bimetálico de sobre carga do tipo 3UA, da Siemens no terminal normalmente fechado (terminais 95 e 96) e em seguida ligamos este relé em um contator tripolar do tipo 3TB, de fabricação da Siemens.
Sendo assim, quando apertávamos o botão preto (contato normalmente aberto) fechava o circuito e o motor funcionava e se apertássemos o botão vermelho (contato normalmente aberto) abria o circuito e o motor parava. Na verdade nessa parte o motor ainda não estava ligado, então acho que convém citar que o circuito era testado a partir do relê no circuito de comando.
Figura – Esquema de ligação dos circuitos de comando e de força
Para evitar que o motor esteja funcionando apenas quando acionamos o botão D, ou seja, o contato normalmente aberto. A solução encontrada foi ligar outro contato normalmente aberto nos terminais 13 e 14. Assim, quando apertávamos o botão D (contato normalmente aberto) o circuito fechava e energizava o núcleo magnético e isto movia uma mola no contato (terminais 13 e 14) permitindo o fluxo de corrente no novo contato inserido no circuito. Por conseguinte, o motor funcionava sem que precisássemos ficar apertando o botão D, e o funcionamento só era interrompido quando pressionávamos o botão D (normalmente fechado), pois isto interrompia a corrente. A figura 2 mostra o circuito modificado. Figura - Esquema de ligação dos circuitos de comando