recursos materiais e patrimoniais
Horizontalização do processo: é o mapeamento, identificar dentro da empresa todas as unidades de negocio existente.
Terceirização: Quando você busca facilidade de serviço para algo que não é o foco da empresa, exemplo: segurança, manutenção, limpeza, rh, ti, entre outros.
Benefícios: Custo, Atualização da tecnologia, pessoas (reposição, férias)
À observar: custo menores (significa que algo pode estar errado e sua empresa pode responder por isso), sem inovação, pessoas(turn over, sig que não para por um tempo o mesmo funcionário)
Homologação: critério usado para definir fornecimento, mais conhecido como parceria, visa confiança e segurança para o processo. Os critérios são: Estabilidade, Documentação, Jurídico (faz toda a transação na empresa) e Qualificações
Qualificação: critério usado para o comprador avaliar o fornecedor, é uma verificação para saber se as regras estão sendo seguidas. Os critérios são: pontualidade, preço, qualidade, prazo, pós venda
Gerenciamento de crise: tem tratamento rápido e eficaz para que os envolvidos não tenham que se expor de forma que possa causar algum dano considerável. Crise é imprevisível podendo provocar prejuízos a empresa, a seus empregados até mesmo a sua reputação.
É a equipe de gerenciamento de crise que definira se precisara ser utilizado plano de contingenciamento ou não.
Plano de contingencia: Utilizado por quem busca o planejamento e preserva a integridade do negocio, o plano busca todas as alternativas para não colocar em risco o negocio, é mais preventivo do que corretivo, porem é utilizado em ambas situações, por exemplo: se houver boatos de greve a empresa já tem toda uma estrutura para que seus funcionários trabalhem normalmente, e caso acabe a energia tem que ter uma solução para que não acabe o trabalho.