Energia térmica
A energia térmica ou calorífica é aquela que usa o calor para propagar-se e produzir trabalho.
MATÉRIA PRIMA
É resultado da combustão de diversos materiais, como por exemplo: carvão, petróleo e gás natural que são fontes não renováveis e a biomassa (lenha, bagaço de cana, casca de arroz, etc.) que é uma fonte renovável.
OBTENÇÃO
De certa forma, a energia térmica pode ser obtida através de vários outros tipos de energia, já que energia é a modificação da matéria. Podemos retirar energia térmica da eletricidade, por exemplo, através de resistências; retirar energia térmica da queima de produtos químicos, como o gás, o óleo; o vapor também está associado à energia térmica, assim como o sol, está para a energia solar.
CUSTOS DE OBTENÇÃO
A energia térmica geralmente utiliza o gás natural e o carvão, entre outros derivados como fontes renováveis, mas a produção com gás natural e carvão é cara, pois exige constante compra de matéria-prima, e muitas vezes o preço depende o mercado externo.
CONVERSÃO E DISTRIBUIÇÃO
Com a queima do carvão convertemos a energia química em energia elétrica. A energia cinética do seu carro em movimento é proveniente da energia química da gasolina. Do sol a forma de energia radiante, que e proveniente da energia nuclear típicas. Exemplo: Cinética (um carro em movimento tem isto); potencial gravitacional (pense na água armazenada em uma represa; elástica (uma mola esticada tem isto); térmica (é forma de energia, mas não confunda com temperatura); química (gasolina tem muito disto em sua massa); radiante (luz e calor radiante; pensa na luz do Sol incidindo em sua pele); nuclear (tipicamente proveniente da quebra de átomos; pense na potência atômica).
Na maioria das aplicações, energia térmica é gerada num equipamento específico, tal como uma caldeira ou aquecedor, e distribuída aos pontos de utilização através de um fluído de transporte, no caso, vapor de água ou fluído térmico.