Energia Térmica
A presente pesquisa refere-se à energia térmica. O objetivo da pesquisa é apresentar o conceito de energia, temperatura, calor, apresentar o método para produção de energia térmica em energia elétrica mostrando suas vantagens e desvantagens, fazer uma abordagem sobre o uso dessa energia no Brasil e seus impactos no meio ambiente.
2. ENERGIA TÉRMICA
A energia térmica é uma forma de energia que está associada à temperatura de um corpo sólido, fluído ou gás. De acordo com o modelo microscópico da matéria, todos os corpos macroscópicos são constituídos por átomos ou moléculas. As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica.
Se colocarmos água em presença da chama de um bico de gás, o movimento de suas moléculas se tornará mais intenso e a energia térmica aumentará. Se colocarmos a água em presença de gelo, ocorrerá uma diminuição do movimento molecular e a energia térmica diminuirá.
Figura 1: Representação de agitação das moléculas da água
2.1 ENERGIA
Em geral o conceito e uso da palavra energia se referem ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação.
A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas energia mecânica, calorífica, elétrica, química, magnética, nuclear, térmica. A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada em outra forma de energia.
Ela está presente no nosso dia a dia em fenômenos naturais, equipamentos, meios de transporte, dentre outros. Sua forma mais usual é a energia elétrica devido à maior viabilidade e eficiência no seu transporte o que torna a cada dia sua demanda maior, portanto é preciso explorar mais fontes para sua obtenção.
O termo energia também pode designar as reações de uma determinada condição de trabalho, como por exemplo, o calor, trabalho mecânico, e luz que são