energia termica
ENERGIA TÉRMICA
Conversão de Energia
Energia é a capacidade de realizar trabalho, ela não pode ser criada nem destruída, apenas transformada em outra forma de energia.
Ela está presente no nosso dia-a-dia em fenômenos naturais, equipamentos, meios de transporte, dentre outros. Sua forma mais usual é a energia elétrica devido à maior viabilidade e eficiência no seu transporte o que torna a cada dia sua demanda maior, portanto é preciso explorar mais fontes para sua obtenção.
A Energia Térmica
As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica. Se colocarmos água em presença da chama de um bico de gás, o movimento de suas moléculas tornar-se-á mais intenso: a energia térmica aumentará. Se colocarmos a água em presença de gelo, ocorrerá uma diminuição do movimento molecular: a energia térmica diminuirá. Nos exemplos anteriores, há corpos quentes (o bico de gás) e corpos frios (o gelo). Observe que, ao utilizar os termos quente e frio, estamos introduzindo uma noção subjetiva de temperatura, baseada em sensações apreendidas pelo tato. Assim, dizemos que um corpo quente está a uma temperatura mais elevada que um corpo frio.
A unidade de energia no Sistema Internacional é o joule (J). No entanto, utiliza-se, também, como medida das quantidades de calor, a caloria (cal), unidade estabelecida antes de se entender o calor como forma de energia. Sabe-se atualmente que: 1 caloria = 4,186 joules.
A energia térmica pode ser obtida por pelo menos três formas: Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Na queima de materiais há liberação de calor porque os gases que resultam da combustão estão numa temperatura muito maior que a do meio ambiente. Há propagação de energia térmica dos gasespara todo o ambiente ao seu redor devido a essa diferença de temperatura. Exemplo: a queima do