Energia térmica
É a energia associada ao movimento microscópico aleatório das partículas que constituem um determinado meio. Desta forma, significa que deveríamos conseguir relacionar a energia cinética com a temperatura, de alguma forma, pelo que iremos procurar essa relação.
A energia térmica é normalmente encontrada através da queima dos combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo, sendo alguns deles: A Gasolina; O Óleo Diesel; O Querosene. Que são muito utilizados para funcionar os motores que movimentam os automóveis, os aviões, os navios, os trens e vários outros veículos de transporte e também gerar eletricidade.
A energia térmica pode ser encontrada também na queima do Carvão Mineral, Carvão Vegetal, Troncos e galhos de árvores (lenha). Que são muito utilizados para aquecimento, cozinhar alimentos e gerar eletricidade.
Uma importante fonte de energia térmica é o Álcool, que possui inúmeras aplicações nas nossas atividades cotidianas, e teve um papel fundamental na década de 80, movendo mais de 85% dos automóveis brasileiros.
Dentre as muitas fontes de energia térmica disponíveis, não poderíamos deixar de falar da Energia Solar, que é importantíssima para gerar calor e eletricidade, e que a cada dia vem sendo mais utilizada, por ser uma fonte de energia renovável, que não polui o meio ambiente e que também é uma fonte gratuita de energia.
Devemos também lembrar da fonte de energia térmica que vem das resistências elétricas e das bobinas de indução, muito comuns no nosso dia a dia através dos chuveiros e fornos elétricos, que a maioria de nós podemos ter em nossas casas.
Países que mais produzem:
Os principais países produtores, curiosa-mente, estão situados em latitudes médias e altas.
Vantagens e desvantagens:
Prós: A queima de lenha é uma forma de obter energia térmica mais barata, outra forma de obter energia térmica sem prejudicar o meio ambiente é a resistência elétrica que não polui o meio ambiente. Outra vantagem