RAID
O RAID (Redundant Array of Independent Disks) foi criado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1987, pelos cientistas Patterson, Gibson e Katz.
O conceito inicial tinha objetivo na combinação de discos rígidos pequenos e económicos num único segmento (Array). Com a crescente evolução das tecnologias da informação surgiu a necessidadede de armazenamento de grandes quantidades de dados num formato sempre disponível num meio seguro, fiável e rápido.
Os discos duros surgiram como solução para estes requisitos. Todavia, um único disco rígido era incapaz de responder, por si só, às necessidades impostas.Portanto foi necessária uma tecnologia que combinasse a utilização conjunta de vários discos rígidos que trabalhassem simultaneamente para atingir um objetivo em comum, tornando o seu resultado final superior à soma das suas partes.Esta necessidade originou a tecnologia RAID, que combina a capacidade de vários discos rígidos se unirem num segmento de armazenamento comum, com a introdução do aumento da fiabilidade e da performance das transferências dedados.
O que é RAID:
Conhecido como RAID, “Redundant Array of Independent Disks” ou Conjunto Redundante de Discos Independentes. RAID é um mecanismo desenvolvido pela IBM em 1978 com o intuito de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um computador, combinado vários HDs(Discos Rígidos) para trabalhar como uma única unidade lógica.
Existem muitos tipos de RAID, cada qual com características próprias.
Hardware RAID
O RAID por hardware é a melhor maneira de implementar matrizes de discos rígidos e qualquer sistema operacional pode reconhecer uma matriz desse tipo, como se fosse um HD comum.
Software RAID
RAID baseado em software não é muito utilizado atualmente, apesar de ser menos custoso, é mais lento, sua configuração é complexa e depende do sistema operacional para ter um desempenho satisfatório. Este tipo ainda fica dependente do poder de