Raid
Raid 0 (striping) No Striping os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.
Vantagens:
* acesso rápido as informações (até 50% mais rápido); * custo baixo para expansão de memória.
Raid 1 Implementa o espelhamento de disco, para isso são necessários no mínimo dois discos, p funcionamento se da da seguinte maneira: Os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
Vantagens:
* caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco; * segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).
Raid 2 Os HDs não possuíam checagem de erros, sendo identico ao raid 4, mas possuindo algoritmos de Hamming ECC, que é a informação de controle de erros, no lugar da paridade. Além disso, pode-se ter várias configurações, como 10 discos normais + 4 discos somente para ECC. Este fato possibilita uma protecção adicional.
Vantagem:
* usa ECC, diminuindo a quase zero as taxas de erro, mesmo com falhas de energia.
Raid 3 E uma versão simplificada do raid 2, nesse arranjo, um único bit de paridade é computado para cada palavra de dados e escrito em um