RAID
Definição: Redundant array of independent disks
OU
Conjunto Redundante de Discos
Independentes
O que é: Mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um
Servidor/PC, através do uso de
HDs extras para divisão dos dados.
Como funciona ?
A divisão de dados consiste em usar discos extras em paralelo para armazenar os dados, dividindo a informação através dos HDs disponíveis.
Existem vários mecanismos distintos, exemplo, RAID 0, RAID 1, RAID 2, RAID 3 ...
Os mecanismos mais usados são RAID 0 e RAID 1.
por
No RAID 0, existe um segundo HD
(DISK 1), para dividir as informações disponíveis. Tanto na leitura e na escrita em uma posição qualquer, ela será acessada em ambos os discos ao mesmo tempo. Isso faz com que dois dados sejam lidos ou escritos no mesmo momento, dobrando a taxa de leitura ou gravação. Taxa de transferência pode dobrar.
Ex.: Palavra com caracteres
A1A2.....A8 aleatórios.
Vantagem / Desvantagem
• Sua vantagem está no fato de ser possível ler e gravar o dobro de informações ao mesmo tempo, assim diminuindo o tempo de operação quase pela metade.
• A principal desvantagem deste método é o fato de que um erro em um disco compromete toda a informação armazenada.
No RAID 1, dois ou mais discos possuem exatamente o mesmo conteúdo, tornando um cópia idêntica do outro. Assim, sempre haverá um backup pronto para ser utilizado. Taxa de transferência permanece a mesma mas o espaço pode dobrar.
Ex.: Palavra com
A1A2.....A8 idênticos
caracteres
Vantagem / Desvantagem
• Sempre existirá um backup pronto a ser acessado • Duplicar um disco inteiro como backup pode não ser uma ótima opção, principalmente se a sua máquina utiliza vários Hds ao mesmo tempo. RAIDs com PARIDADE
• Os mecanismos de RAID 3 até o RAID 6 efetuam cálculos de paridade de uma mesma posição em todos os discos e armazenam o resultado em um novo disco. Caso os resultados obtidos sejam distintos, significa que algum bit está