Linearenaolinear

1222 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: MODELOS DINÂMICOS
PROFESSOR: MARCIO DAVI TENORIO CORREIA ALVES

ANÁLISE LINEAR E NÃO LINEAR E RESPOSTA DE PRIMEIRA E SEGUNDA ORDEM

DANTE BATISTA PORTELA FILHO – 2013935820
GILBERTO FERREIRA DA SILVA JUNIOR – 2013907736
NILANE ARRUDA MACHADO - 201175080

TERESINA, 2015
Sumário

Introdução à Analise Linear e Não Linear
Elementos básicos da Análise Linear e Não Linear
Resposta no tempo de 1ª e de 2ª ordem
Modelagem
Tubulação de ar refrigerado
Referências

Introdução à Analise Linear e Não Linear

A dinâmica dos sistemas pode ser descrita por equações diferenciais através das leis da física que regem cada sistema particular, contudo a modelagem matemática de um sistema dinâmico tende a representar de forma simplificada e aceitável a dinâmica de um sistema, a simplificação desse sistema leva a uma linearidade não existente, porém aceitável na maioria dos casos envolvendo sistemas, como o mecânico, o elétricos, o térmicos, entre outros. Em geral, na introdução de um novo projeto é mais viável e desejável a construção de um modelo simplificado de modo a utilizar-se de um conhecimento básico e superficial sobre o sistema e resolver um determinado problema de forma rápida. Porém, um modelo matemático mais complexo poderá ser requerido para uma análise mais detalhada e completa do sistema.

Elementos básicos da Análise Linear e Não Linear

Normalmente utiliza-se de equações lineares para representar fisicamente um sistema, embora na maioria dos casos o sistema seja não-linear, procura-se trabalha-los em faixas limitadas pela linearização.

Essa não-linearidade pode ser ocasionada por infinitas ações externas e internas no sistema, o que classifica um sistema sendo caótico caso esses estímulos não sejam quantificados e controlados.

Exemplo:
Deseja-se quantificar a pressão da água

Relacionados